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Como inserir meu restaurante no meio digital

Em 2020 percebemos que o “novo normal” já se tornou uma realidade para  todos os empreendimentos. Para o setor do food service não foi diferente:  de fato, a alma do negócio está em encontrar o público alvo que pode se  tornar um cliente para o seu serviço. 

Assim, podemos dizer que, se você ainda: 

  • Não possui redes sociais para o seu estabelecimento
  • Não conhece qual é o seu público alvo
  • Não entende qual é o seu diferencial no mercado
  • Não consegue dar visibilidade ao seu restaurante no meio digital

Esse é o momento para começar a entender como alavancar seus resultado  e alcançar o maior público interessado com a menor quantidade de  esforços possível. 

Leia também: planilha de fluxo de caixa gratuita para você controlar as  entradas e saídas do caixa do seu restaurante  

Ponto chave do marketing para restaurantes: visibilidade 

Para entender qual realmente é o público que vai ser atraído, você precisa

Instagram: meu restaurante no meio digital 

O Instagram é hoje um importantíssimo veículo de informações na  atualidade, milhões de usuários diariamente consomem conteúdo por essa  rede social, por isso, é essencial saber como posicionar sua marca nessa  rede social de forma qzue as pessoas: sigam, interajam e comprem. 

Para que a sua conta seja bem vista e entendida pelos usuários, é preciso  que você configure: 

– Nome; 

– Localização; 

– Contato; 

– Site; 

– Cardápio; 

– Fotos bem elaboradas. 

Se você realmente seguiu todos os pontos da checklist, é só questão de  tempo para seu restaurante começar a aumentar a visibilidade! Se não, é  hora de anotar como prioridade para providenciar esses passos simples  que trarão grandes resultados.

Como empreendedor, ter foco no cliente e criar conteúdos simples mas  que chamem a atenção do consumidor é o principal modo de atrair novas  pessoas e gerar ainda mais visibilidade ao seu negócio.

Ainda, é muito válido buscar a validação de clientes e/ou amigos que  possam te ajudar a melhorar a experiência do seu cliente nos seus  pontos de divulgação digital. 

Leia também: 5 pontos estratégicos para indústrias e distribuidores de Food  Service conquistarem e fidelizarem seus clientes 

Desse modo, seus clientes estarão acompanhando as novidades do seu negócio. Quando o que você segue um perfil específico, vai atrair um grupo  de clientes que têm a ver com esse perfil. 

Ademais, existem diversas formas de divulgar seu negócio e atrair mais  clientes para seu estabelecimento. Vamos ver algumas delas:

Formas de divulgação no meio digital 

Para começar, é importante dizer que o ditado “quem é amigo de todo  mundo não é amigo de ninguém” também é válido quando falamos de  divulgação. Mas o que isso significa? 

Quando buscamos estar presentes em diversos meios digitais  

No livro “Tração: Domine os 19 Canais que uma Startup usa Para Atingir  Aumento Exponencial em sua Base de Cliente”, vemos que uma regra  importante é a regra dos 50%: dedicar metade de seu tempo a  desenvolver o produto e a outra metade a ganhar tração.

Logo, deve-se testar ideias para que você possa combinar o sucesso do  produto à aquisição de clientes por meio de canais de divulgação que mais  fazem sentido para o seu negócio. 

Assim, podemos elencar algumas formas de fazer a divulgação do seu  restaurante

– Alterar o ambiente para um local confortável e moderno; 

– Interagir nas redes sociais; 

– Fidelizar clientes via e-mail marketing; 

– Estar presente em geradores de demanda como o Ifood;

– Gerar conteúdo para blog; 

– Divulgar seu cardápio em grupos de Facebook e WhatsApp; 

– Fazer anúncios em mídia paga (como o Google Ads ou Facebook Ads); – Realizar promoções para indicações; 

– Tenha uma boa avaliação no Google; 

– Utilizar influenciadores para divulgação. 

É importante salientar que não existe um meio mais correto do que o outro,  o importante é testar e ter foco em ser claro com o que você oferece e  como as pessoas podem buscar seu estabelecimento. 

Vale a pena utilizar o Ifood como um modo de inserir meu  restaurante no meio digital?

Não é nenhuma dúvida de que essa ferramenta tem sido um sucesso, o  qual só cresceu desde o início da quarentena. Mas a resposta de imediato se  vale a pena ou não é: depende. 

Os principais pontos positivos são: 

– Facilidade de inserir seu restaurante e usar o aplicativo; 

– O Ifood é um gerador de demanda muito eficiente; 

– Aumento da visibilidade da sua marca. 

As principais desvantagens são: 

– Alta concorrência de restaurantes; 

– Pagamento de comissão ao aplicativo com altas taxas; 

– Dependencia das escolhas de outra plataforma.

Portanto, podemos ver que existem diversos estabelecimentos que optam  pelo uso do WhatsApp, o qual garante vantagens como baixo custo e pós venda

Ademais, o Ifood é hoje o maior especialista em food tech do Brasil e líder  em delivery on-line de comida. Atualmente, a marca realiza 4 milhões de  pedidos por mês e tem mais de 20 mil restaurantes cadastrados,  distribuídos em mais de 100 cidades do Brasil. 

Também, opções como a Goomer estão em alta em perfis de  

estabelecimentos que utilizam o Instagram como sua principal forma de  divulgação. 

Tudo depende do que te traz mais resultados e uma maior visibilidade com  um bom custo benefício.

A digitalização também na cotação e compras do meu  estabelecimento 

Se você já passou por: 

– Fornecedores que passam catálogo sem preço; 

– Empurrarem mercadorias para conseguir bons preços nos itens; – Caminhão que chega com a mercadonia bem no almoço ou jantar; – A mercadoria principal não chega e os itens empurrados vêm dobrado. 

Esses, entre tantos outros problemas que os donos de restaurantes  enfrentam diariamente, são grandes vilões do nosso tempo, gastando  horas e horas do dia para conseguir resolver, e nem sempre dá certo. 

Portanto, garantir um estabelecimento rápido, eficiente, com bons  fornecedores e um bom suporte pode fazer toda a diferença na sua  organização semana. O que é feio em horas pode ser reduzido a uma  cotação e compras em 12 minutos.

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