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Retomada do Foodservice: Consciência e Senso de Parceria

PParceria foodservice

Toda liderança consultada nos últimos dias se rende em dizer: “Essa é uma crise sem precedentes, nunca vivemos algo assim”, e com a mesma intensidade reforçam um histórico de resiliência e superação do empresário brasileiro.  Além da importância de exercerem uma gestão centrada em três olhares:

  • contribuição à sociedade;
  • cliente; e
  • força de trabalho.

Ademais, no âmbito empresarial o peso da palavra VOLÁTIL tem sido muito grande. Sim… a falta de certeza sobre quando tudo isso acabará, como será a nova rotina, quando retomaremos nosso direito de ir e vir sem medo, preocupa a todos.

Momento tático e estratégico da retomada do foodservice

Em minha visão pessoal e como empresária também, é imperativo dividir esse momento em tático e estratégico. Talvez, as duas primeiras semanas desse grande movimento tenham sido mais dedicadas ao tático, envolvendo a alta liderança de todas as empresas em decisões difíceis e tomadas sob forte pressão.

No entanto, é hora respirar e voltar a mergulhar (ou voar se você preferir) para planejar a estratégia de futuro em um contexto de múltiplos cenários.

A volatilidade sempre existiu, só está mais intensa, o importante é conviver com ela. Assim, uma tática é manter um comitê de crise para continuar duelando com as questões do dia a dia e distribuir times e alta direção em pequenos squads (pelotões) estratégicos com múltiplas visões e atividades.

Desse modo, trará resultados promissores na velocidade de retomada dos negócios, isso é praticar uma gestão ágil.

Tendo a discordar um pouco que essa seja uma crise sem precedentes no âmbito individual, já que alguns setores da economia e, empresas isoladamente, estão sendo favorecidas por um crescimento exponencial.

Além disso, alguns já passaram por crises devastadoras no passado como incêndios, desastres naturais, pragas… mas o fator coletivo causado pela COVID-19 é sem dúvida estarrecedor.

Leia também: a digitalização da cadeia de abastecimento 

Movimento das grandes redes foodservice

A GS&Libbra é uma consultoria especializada em foodservice e temos acompanhado de perto os movimentos:

  • das grandes redes;
  • franchising;
  • operadores independentes; e
  • alimentação não comercial (empresa, escolas, etc).

Muitos negócios foram extremamente afetados pela crise, alguns permanecem fechados, outros, mesmo com o delivery, para viagem e drive thru não atingem 10% do seu faturamento original.

É fato plataformas e super Apps cresceram em número de novos estabelecimentos, mas o consumidor também se estocou para preparar refeições em casa então há um crescimento do delivery em geral, mas insuficiente para atingir os números projetados para esse mercado.

Os negócios de alimentação são a ponta do iceberg porque eles fazem parte de uma grande cadeia que começa lá no campo, na produção dos alimentos, passa pela indústria, logística e abastecimento até chegar aos transformadores que colocam as refeições no prato dos seus clientes.

Relações com o consumidor para a retomada do foodservice

Portanto, empatia, senso de parceria e composição são elementos importantíssimos a considerar nas relações B2B e B2C. Não é tolerável nos posicionarmos como vítimas e muito menos tirar vantagem.

Todos fazemos parte de uma cadeia e a comunicação clara e transparente é o que fará a diferença.

O consumidor está ultra conectado, dia a dia segue perdendo parte do seu poder de compra nessa crise, e, portanto, torna-se ainda mais sensível a preços e a postura das empresas/marcas que o servem.

Se todos nós nos comprometermos em contribuir a mantermos nossos clientes felizes e, principalmente, apoiarmos nossos parceiros a sobreviverem certamente passaremos por tudo isso juntos e venceremos.

Estamos conectados, não só digitalmente, mas principalmente pelo fato de nenhum de nós ter imunidade ao vírus. Então, se for para nos contaminarmos que seja pelo sentimento de colaboração e superação.

Conte conosco!

Nota sobre a GS&Libbra

A GS&Libbra é uma consultoria especializada no mercado de foodservice. Apoiamos sua empresa a construir estratégias para ampliar os resultados do negócio. Assim, utilizamos técnicas e metodologias híbridas e ágeis para entregar inovação com profundidade e assertividade.

Então, seguimos nesse período de crise com atendimento pelas plataformas de conexão virtual:

  • alimentando o mercado com informações;
  • apoiando nossos clientes a buscarem alternativas;
  • realizando reuniões;
  • entregas de projetos;
  • workshops;
  • pesquisas;
  • planejamento;
  • e treinamentos.

Se precisar de algo, nos avise!

Whatsapp 11.97684-0701.

Acompanhe a GS&Libbra no site e mídias sociais: www.gslibbra.com.br

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